O EVANGELHO INTEGRAL

Cerco-me das palavras de duas personalidades experientes no tema proposto para falar um pouco sobre Missão Integral.

A prática da missão integral remonta a Jesus Cristo e à igreja do primeiro século. A prática da missão integral é muito mais importante que o uso deste conceito para referir- se a ela.

O evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens. [do Pacto de Lausanne]. O paradigma da missão integral, O movimento da missão integral, ou teologia da missão integral, popularizado após o Congresso Internacional de Evangelização Mundial realizado em Lausanne, Suiça, em 1974, ganhou as ruas no Brasil somente depois que o Pacto de Lausanne foi publicado em português, dez anos após sua elaboração. Desde então a expressão missão integral ficou restrita ao debate a respeito da relação entre evangelização e responsabilidade social, e chegou aos nossos dias tão reduzido que qualquer igreja que tem uma creche acredita estar “fazendo missão integral”.

Pelo fato de missão integral se tornar um conceito atrelado a idéia e senso comum que associa missão integral com evangelização somada à ação social, com uma perspectiva reducionista, apesar de lógica, precisamos refletir  a respeito do conceito mais fundamental da teologia ou movimento da missão integral, expresso no tema central do Pacto de Lausanne, a saber, o evangelho todo para o homem todo, nos levará muito além das fronteiras definidas pela relação evangelização e responsabilidade social.

Proponho a substituição do termo missão integral por evangelho integral. Por evangelho integral quero dizer:

O evangelho como lente para leitura da vida em sua totalidade.

O evangelho aplicado a todas as dimensões do humano.

O evangelho aplicado a todas as dimensões da vida.

O evangelho aplicado a todas as dimensões das relações humanas.

O evangelho aplicado a todas as dimensões da vida em sociedade.

O evangelho como realidade que afeta todas as dimensões do universo criado.

 É urgente ampliarmos o horizonte de reflexão. O evangelho integral é a expressão que passo a usar para me referir ao desafio de sujeitar a Deus todas as dimensões da existência humana.

A expressão evangelho integral representa melhor o espírito de Lausanne e do movimento da missão integral, a saber: o evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens.

Adriano Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *