VIVENDO COM SABEDORIA

Sl 90

Como o tempo está passando na sua vida? A maioria das pessoas vive como “Carolina”, de Chico Buarque, na música “A Banda”: “A vida passou na janela e só Carolina não viu”. Para muitas pessoas, a vida passa e elas não veem. Deus quer que sua vida tenha sentido (v.12). Você pode ter Jesus e ainda assim viver de modo bobo. Deus quer trabalhar esta área em você, de modo a fazer com que sua vida ganhe sentido, quando vivida com sabedoria.

Como viver com sentido? Tenha uma visão lúcida de você mesmo em relação à eternidade (vs.2-5). Esta visão derruba toda a arrogância humana. A vida, neste mundo, ganha sentido quando a eternidade é uma realidade.

Como viver com sentido? Tenha uma visão realista da condição humana na história. Viver com sabedoria não significa ignorar a realidade e se basear na utopia. É preciso encarar a vida como ela é! A vida é golpeada pela ira (vs.7,9); isto porque a queda colocou o universo sob a ira. A vida é marcada pela culpa (v.8) que promove um latejamento moral na alma humana. A vida é condicionada à vaidade (vs.4-6) que faz com que o ser humano olhe para si mesmo achando que vale muito, que é autossuficiente e que pode ser igual a Deus. No entanto, sua existência é tão transitória quanto a relva.

Como viver com sentido? Tenha uma iniludível visão da Graça de Deus. Viver com sabedoria é viver na graça! Graça é filha da Compaixão (vs.13,15) e torna eternas as nossas ações finitas (vs.16,17).

Tal visão nos capacita a viver sem arrogância, sem ilusões, sem romantismo, mas sim, acima do pessimismo paralisante. Esta visão vê a vida com a perspectiva da sabedoria.

Que se viva sob este tema/lema: “Sendo assim, ensina-nos, pois, a contar nossos dias, a fim de que possamos alcançar um coração verdadeiramente sábio!”

Nele, em quem sou e a quem sirvo!

Adriano Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *